Dicas para não sair da dieta no Natal e Réveillon

Diante de alimentos muito calóricos, riscos de exageros aumentam. Aprenda a fazer escolhas corretas e evite que comemorações comprometam a boa forma.

Manter a dieta durante as festas de fim de ano e evitar as calorias extras parece impossível. Mas, se você se prevenir, pode comer bem sem preocupação com a balança! Não deixe que as comemorações comprometam sua boa forma. Para isso, aposte na alimentação saudável também durante o Natal e o Réveillon.

Épocas de muitas confraternizações exigem muita disciplina e foco. Diante de alimentos muito calóricos e sazonais, os riscos de exageros aumentam no caso de cardápios não programados e estômago vazio antes dos eventos. Hábitos são conquistados ao longo de muita prática e persistência, então concentre nos objetivos e nas vitórias já conquistadas.

Para não afundar a dieta, seguem algumas dicas para festejar sem culpa:

– Nas ceias, opte pelas comidas leves e saudáveis. Para começar toda a preparação, o primeiro passo é pensar em como fazer da ceia uma refeição de baixa caloria. Então, os ingredientes lights e com menor teor calórico são bem vindos: ricota, leite desnatado, proteína texturizada de soja, verduras, legumes, frutas, entre outros, podem ser utilizados na preparação dos pratos.

– Evite o consumo de bebidas alcoólicas sem valor nutricional algum, prefira drinques sem álcool feitos com frutas, água gaseificada e ervas como alecrim, hortelã e manjericão.

– O segredo é o equilíbrio. Se você fizer uma alimentação mais leve, com mais saladas, frutas e leite desnatado durante o dia, pode comer um pouco mais na ceia sem preocupação, porém sem exageros.

– O prato principal também não pode ser esquecido. As dicas são usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo, acompanhados de cereais integrais como arroz com sete grãos, tendo assim grande valor nutritivo e pouco calórico. O ideal é optar por uma porção de arroz, uma carne de ave (como o peru ou o chester) ou um peixe com molho, uma salada verde e uma porção de farofa de aveia por exemplo. Enfeitar as receitas com tomate seco, castanhas, frutas naturais (abacaxi e cereja), dão um visual diferenciado e um toque especial à ceia.

– Para acompanhar, beba vinho. A bebida é rica em antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce e tem apenas 70 calorias por cada taça de 100 ml.

– Outra dica é começar a refeição pela salada, que é rica em fibras, auxiliando na diminuição da absorção das gorduras dos outros alimentos e oferecendo saciedade.

– Alguns vilões da ceia são os aperitivos como castanhas e nozes, que tornam a refeição mais calórica. Apesar de calóricas, elas são ricas em gorduras insaturadas, que são benéficas ao nosso organismo. Porém é preciso ter atenção na quantidade ingerida. Se forem consumidas sem abusos, as oleaginosas têm efeitos benéficos. Uma opção saudável para petiscos são as torradas sem glúten e pastas de soja de diversos sabores.

– Nas sobremesas, a prioridade é sempre das frutas. Figos, pêssegos, uvas, entre outros, complementam a refeição de forma nutritiva, saudável e, é claro, light.

O segredo nas ceias de Natal e Réveillon não é deixar de comer, mas fazer escolhas corretas para não ter grande oferta de calorias extras.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/